quinta-feira, 26 de março de 2020

5 Piores Exemplos de Inveja na Bíblia

5 Piores Exemplos de Inveja na Bíblia
5 Piores Exemplos de Inveja na Bíblia

5 Piores Exemplos de Inveja na Bíblia - De todos os sentimentos ruins registrados na bíblia, a inveja é o que mais se destaca. Devidos os resultados gerados por aqueles que agiram por inveja.

É muito importante aprendermos sobre este assunto nas Escrituras Sagradas, para não cairmos nas armadilhas geradas pela inveja.

Dessa maneira, separamos abaixo os Casos de Inveja na Bíblia o Pior Exemplo de Sentimento, para sua meditação e reflexão:

5 Piores Exemplos de Inveja na Bíblia

1) Caim Matou Abel por Inveja

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
Gênesis 4:8
Logo após, Caim e Abel apresentarem as suas ofertas a Deus. A Bíblia diz que o Senhor se atentou para oferta de Abel, que era Pastor de Ovelhas. Porém, para a oferta de Caim, que era lavrador da terra, não se atentou.

Primeiro, observamos que Deus não se atentou para oferta de Caim, não porque era ruim, porque o Senhor se agradava das ofertas de cereais. Mas o Senhor verificou a intenção do coração de Caim ao trazer a sua oferta.

Contudo, ao olhar a intenção do coração de Caim, Deus não se agradou. Dessa maneira, Caim se encheu de ódio e inveja e cometeu o primeiro homicídio na bíblia contra o seu irmão.

2) Raquel teve inveja da sua irmã

Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.
Gênesis 30:1
Outro caso de inveja relatado na Palavra de Deus, foi quando Raquel, segunda esposa de Jacó, teve inveja de sua própria irmã Lia, que foi a primeira esposa de Jacó.

O motivo da inveja era porque Lia podia ter filhos e Raquel não podia. Pois, naquele momento, ela ainda era estéril. Por isso, Raquel cobrou Jacó, como se depende-se só dele para ela ter filhos.

Logo, Jacó lhe respondeu dizendo: Estou eu no lugar de Deus para que você possa gerar filhos. Então, ela lhe ofereceu sua serva Bila, para que Jacó pudesse ter um filho com ela, assim ela podia se alegrar com a criança.

Mais tarde, como Deus tinha outros planos para Raquel, lhe permitiu que, também, gerasse filhos a Jacó.

3) José é vendido como escravo por seus irmãos

Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.
Gênesis 37:27,28
De acordo com o texto bíblico, José é vendido por seus irmãos para os comerciantes ismaelitas e levado para o Egito. Chegando lá, ele é vendido para Potifar, eunuco de Faraó e capitão da guarda egípcia.

Por causa de José, Deus abençoou a casa de Potifar grandemente. Porém, sua esposa cobiçou José, e criou uma situação falsa dizendo que ele queria se deitar com ela. Por causa disso, José é levado ao cárcere fica um tempo preso.

No cárcere, José é abençoado por Deus, sendo colocado por auxílio sobre todos os presos. Numa oportunidade, ele revela os sonhos de um copeiro de Faraó e de um Padeiro, que veio a se cumprir como foi revelado.

Todavia, teve outra oportunidade de revelar um sonho, dessa vez, de faraó. Que se agradou da interpretação de José, colocando-o por governador do Egito.

4) Saul invejou Davi

Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.
1 Samuel 18:6-9
O principal motivo da perseguição de Saul contra Davi foi a inveja. Pois, de acordo com o texto bíblico, após a vitória de Davi contra o gigante Golias, o mesmo passou a ser elogiado pelo povo israelita. Isto despertou um certo orgulho no coração de Saul, que passou a perseguir Davi.

Logo depois, Davi passou a fugir de Saul devido as ameaças de morte. Em outros momentos, Davi poderia ter tirado a vida de Saul. Todavia, ele se recusou, pois reconhecia a Unção de Deus sobre o Rei Saul.

Embora, Saul como Rei estivesse desaprovado por Deus, pois o Senhor o havia rejeitado devido as suas péssimas atitudes de desobediência. Davi o respeitava grandemente, não tomando partido contra o Rei.

Logo depois, numa investida dos filisteus contra o exercito israelita, Saul e seus filhos foram mortos e o exercito derrotado. Posteriormente, o novo ungido de Deus, Davi, passou a reinar sobre todo o Israel.

5) Jesus foi entregue por inveja

E tinham então um preso bem conhecido, chamado Barrabás.Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?Porque sabia que por inveja o haviam entregado.
Mateus 27:16-18
Embora, temos toda a revelação que o Senhor Jesus se entregou voluntariamente para ser crucificado, por amor a toda a humanidade. Pois, através do seu sangue, todo aquele que crê obtêm o perdão e a remoção dos seus pecados, para se reconciliar com Deus Pai.

Por outro lado, naquele momento, observa-se que os religiosos da época estavam motivados por inveja contra o Salvador. Pois, a sua fama já havia-se espelhado por toda parte.

Aqueles que tinham posições elevadas se sentiam ameaçados pela fama de Jesus, por isso, contrataram um traidor chamado Judas Iscariotes, que os levou até Jesus para o prenderem.

O Senhor Jesus foi preso, condenado, judiado e crucificado. Porém, ressuscitou ao terceiro dia, permanecendo na terra por um espaço de mais 40 dias ascendendo aos céus. Em seguida, no dia de Pentecostes, enviou o Espirito Santo aos seus discípulos.

O Espirito Santo passou a fazer morada em todos aqueles que creem em Jesus, agindo poderosamente para convencer o pecador da justiça, do juízo e do pecado.

Conclusão

Concluindo, de acordo com 1 Coríntios 13.4, o amor é o melhor remédio para a inveja, porque age sem interesse próprio. A palavra também nos ensina para não termos inveja dos maus, pois o fim deles é triste, podemos observar isto nos exemplos citados acima.

Enfim, sejamos gratos em tudo para com Deus, pois somos dependentes do seu amor, graça e fidelidade. Por isso, qualquer sinal de inveja na sua vida, arrependa-se por meio do Salvador diante de Deus, e viva uma nova vida sendo uma nova criatura em Cristo Jesus.

Se você gostou desse artigo “5 Piores Exemplos de Inveja na Bíblia”, por favor, deixe o seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais para nos ajudar.


Previous Post
First

post written by:

3 comentários:

  1. Gostei, muito boa a conclusão bem satisfatoria 3 bem explicado

    ResponderExcluir
  2. Otimo! A inveja é a propria cobiça proibida por Deus contra o próximo contida no décimo mandamento. Deus nos guarde!

    ResponderExcluir