3 Exemplos Bíblicos: Como se Comportar Diante do Inimigo - No decorrer da nossa história de vida é normal fazermos amizades e inimizades. Com o tempo, muitas dessas inimizades viram amizades ou vice-versa. Mas o que precisamos entender é que jamais vamos agradar todo mundo.
No devocional de hoje, vamos ver biblicamente 3 exemplos de como lidar com os nossos inimigos, ou seja, como se comportar diante deles.
De maneira que possamos agradar a Deus, conforme determina na sua Palavra. O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo, pois, no decorrer seu ministério atraiu muitos amigos e inimigos e até hoje ainda o faz.
Todavia, através da sua vida e ministério aqui na terra, o Senhor soube lidar com cada um dos seus inimigos com muita sabedoria. Por vezes, ele conseguiu calar a boca de cada um deles, com apenas uma Palavra.
Na Bíblia, você pode tirar muitas lições e aprendizados de como identificar e lidar com seus inimigos. Dessa maneira separamos alguns tópicos para te ajudar nesta descoberta.
3 Exemplos Bíblicos: Como se Comportar Diante do Inimigo
Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Gênesis 45:7
José do Egito teve todos os motivos para desprezar os seus irmãos. Pois, os mesmos lançaram José num poço e depois o venderam para mercadores Ismaelitas, que o levaram para ser vendido como escravo no Egito. Todavia, a mão de Deus estava sobre a vida de José.
Antes de ocupar a posição máxima como Governador do Egito, José passou por muitas provações. Em todas as situações, permaneceu fiel e reto diante de Deus. No momento que teve a oportunidade de se vingar daqueles que foram seus inimigos, ele não o fez. Pelo contrário, José os amou oferecendo-lhes comida e abrigo para todos.
Ao perdoar seus irmãos agindo com amor e hospitalidade. José agiu de acordo com a vontade e os propósitos de Deus, que preservou o seu povo e a sua descendência para a vinda do Messias. José é uma figura de Jesus no velho testamento.
A inveja é o pior sentimento que existe entre as amizades
Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.
1 Samuel 18:6-9
Se existe um sentimento que causa inimizades este sentimento é o da inveja. Pois, uma vez que a inveja nasce no coração do homem, o pior poderá acontecer.
Saul havia nomeado Davi como chefe dos seus exércitos, mas sentiu inveja dele, após ver que sua fama era notória. Dessa maneira, Davi fugiu de Saul para não morrer, pois, Saul pretendia matá-lo.
Certa ocasião, estando Davi escondido numa caverna, teve a chance de matar Saul que a adentrou para se aliviar. Porém, não o fez, pois, sabia que o profeta o havia ungido como Rei.
Davi foi um grande homem segundo o coração de Deus. Teve fortes laços de amizades e também muitos inimigos. Todavia, nesta ocasião soube agir com sabedoria, por ser temente a Deus e a sua Palavra.
Siga os exemplos do Mestre
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
João 15:20
Como já foi dito no início deste devocional, Jesus sabia lidar com seus inimigos. Não que o Senhor quisesse ter inimigos. Mas existiam aqueles que por inveja, poder e política insistiam em perseguir o Salvador.
Hoje em dia, não esta sendo uma tarefa fácil andar e praticar a verdade, conforme determina a Palavra de Deus. Todavia, sabemos que tudo isto é o cumprimento da Palavra.
O Senhor Jesus nos ensinou que devemos perdoar sempre e amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Mas primeiro, amar a Deus acima de todas as coisas, porque se não ama a Deus não conseguirá amar ao próximo. Por fim, oramos pelos nossos inimigos.
Estes princípios são muitos importantes na vida de qualquer cristão. Pois, não devemos pagar o mal com o mal, mas sim com o bem.
Conclusão — Aprenda como lidar com seus inimigos
Se posicionar diante de uma situação que foge ao nosso controle, não é uma tarefa fácil. Todavia, temos os ensinos e os preceitos registrados na Palavra de Deus. Basta aplicá-los com a sabedoria de Deus em nossas vidas.
Saber cultivar as amizades e como se comportar diante das inimizades, em alguns momentos, pode parecer complicado. Mas se estamos dispostos a aprender como se faz à luz das Escrituras Sagradas, os resultados serão satisfatórios e agradáveis a Deus.
Concluindo, vimos nos 3 exemplos acima, que escolher fazer o bem ao invés de fazer o mal. Se houver temor a Deus, obediência e observância na sua palavra. Fazendo isto, será sempre o melhor caminho para sabermos “Como se Comportar Diante do Inimigo”.
Se você gostou desse artigo “3 Exemplos Bíblicos: Como se Comportar Diante do Inimigo”, por favor, deixe o seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais para nos ajudar. Deus te Abençoe!
0 comments: