domingo, 14 de março de 2021

Reflexão: O cego Bartimeu na Bíblia - 3 Lições de fé que podemos aprender

Reflexão: O cego Bartimeu na Bíblia

 

Reflexão: O cego Bartimeu na Bíblia - 3 Lições de fé que podemos aprender com a história do cego Bartimeu nas Escrituras Sagradas.

Olá querido (a) leitor (a) que bom tê-lo conosco em mais um devocional. Hoje, iremos compartilhar uma linda reflexão de fé para te fortalecer e edificar sua vida espiritual com Cristo. Amém!

Caso esta mensagem falar ao teu coração. Por gentileza, deixe um comentário e compartilhe este artigo para nos ajudar. Amém!

Deus te abençoe e tenha uma ótima leitura!


Reflexão sobre O cego Bartimeu na Bíblia

Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.

Marcos 10:51

Hoje, faremos uma breve reflexão sobre uma linda história de milagre do cego Bartimeu, relatada nos Evangelhos.

O cego Bartimeu, este não era o seu nome, mas como era conhecido sendo o filho de Timeu. A Bíblia vai dizer que ele estava a beira do caminho mendigando, quando Jesus Cristo passava com seus discípulos e uma grande multidão.

O texto relata que quando ouviu que era Jesus, o Nazareno, começou a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim. E muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava cada vez mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.

Naquele momento, Jesus, que estava passando parou e pediu para que chamassem. Então, Jesus lhe disse: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.

O milagre aconteceu imediatamente, pois, o cego voltou a enxergar e Jesus lhe disse: Vai a tua fé te salvou.


Reflexão: O cego Bartimeu - 3 Lições de fé que podemos aprender

1ª Lição de fé: O Reconhecimento de quem Jesus é realmente

Muitos dos que ali estavam seguindo Jesus, não reconhecia quem Jesus realmente era. Pois, a resposta deles ao cego que gostaria de saber quem estava passando, foi: é Jesus o Nazareno. (Lucas 18.36-37)

Aquele homem não era um cego de nascença, porque a expressão: Que eu torne a ver, significa que ele enxergava e perdeu sua visão. Assim, ele tinha conhecimento das promessas na Palavra de Deus da vinda de um Messias da linhagem de Davi.

Ao clamar Filho de Davi, tem misericórdia de mim, isto demonstra o reconhecimento correto acerca do Filho de Deus, Jesus Cristo. Aqueles homens o reprendiam não só pela altura de sua voz, mas por causa deste reconhecimento.

Jesus parou e atendeu aquele pobre homem, chamando-o e realizando o seu maior desejo, que era voltar a enxergar novamente.

 

2ª Lição de fé - Saber o que pedir diante de Jesus

O cego Bartimeu foi rápido e objetivo ao responder para o Senhor Jesus. Pois, sabia o que realmente precisava, ou seja, teve a convicção do que pedir.

No Evangelho de João capítulo 5 vemos um fato muito parecido com a situação mencionada acima. Pois, relata a história de um homem enfermo a 38 anos, que também teve um encontro com o Senhor.

Jesus, ao lhe perguntar se ele queria ficar são. A sua resposta não foi objetiva, pois ele começou a reclamar das injustiças que estavam lhe acontecendo. Como se Jesus não soubesse ou não estivesse vendo sua situação.

Enfim, são problemas diferentes, porém, ambos precisavam viver o milagre da parte de Deus. A palavra de Deus deixa claro que temos de saber o que pedir com fé diante de Deus, pois sem fé é impossível agradá-lo.

 

 3ª Lição de fé - Não desistir diante dos obstáculos da vida

A Bíblia não fala como ou, porque este homem ficou cego, mas traz o seu exemplo de fé e perseverança em meio a sua situação. Pois, fica claro que a sua cegueira lhe causava muita dor e sofrimento.

Obviamente, este homem vivia excluído a margem da sociedade. Em seu coração, havia sonhos, projetos e desejos que só Deus os conhecia. Todavia, ele não se entregou ou desistiu de viver as promessas de Deus para sua vida.

Este homem conhecia as promessas de Deus, e sabia da vinda do Messias. Assim, ele creu ao ter um encontro com o Senhor Jesus. Ele não só viveu o milagre, mas ele pode descobrir que a Palavra de Deus é real e transforma vidas.

Ele não enxergava fisicamente, mas espiritualmente estava vendo mais que muitos ao seu redor. Em Romanos 10:17 diz assim: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.


Conclusão: Reflexão: O cego Bartimeu na Bíblia

Não importa como ou maneira, porque você parou de acreditar nas promessas de Deus para sua vida. O importante é que todos os dias o Senhor nos dá uma nova oportunidade de voltarmos a enxergar seus propósitos para nossa vida.

Às vezes, por causa de palavras ou situações ruins que vem para tentar nos parar ou nos entristecer. Muita das vezes, ficamos cegos espiritualmente, e deixamos a nossa fé esmorecer até pararmos no meio do caminho.

Contudo, nos esquecemos que a nossa luta não é carnal, mas sim espiritual contra as hostes espirituais da maldade. Dessa maneira, esquecemos de usar as armas da nossa milícia, que são espirituais em Deus.

Mas, hoje, creio que o Espirito Santo está falando ao teu coração e renovando as suas forças, por meio deste devocional. Hoje, o Senhor está te convidando a voltar a enxergar os seus planos e propósitos para sua vida.

Para isso, é preciso reconhecê-lo quem realmente ele é e representa não só para sua vida, mas para toda humanidade. Se algo te fez parar em alguma área da sua vida com Deus, oro para que o Espirito Santo de Deus abra os seus olhos espirituais e você volte a se posicionar em Deus e ser um (a) vitorioso (a) em Cristo Jesus. Amém!

 

 


Previous Post
Next Post

post written by:

3 comentários: