sábado, 4 de dezembro de 2021

Deus é Bom e Justo - Não se brinca com Deus

Deus é Bom e Justo - Não se brinca com Deus
Deus é Bom e Justo - Não se brinca com Deus

Deus é Bom e Justo — Não se brinca com Deus: Não se deve brincar com Deus, pois ele é fiel, bondoso e amoroso, porém ele age com justiça.


Caro leitor (a) meu intuito ao escrever este devocional, não é criar medo ou fazer julgamentos. Mas alertar e trazer a consciência bíblica certa de quem é Deus. Pois, ele quer que nos aproximemos dele cada dia mais para conhece-lo, através do seu filho Amado Jesus Cristo.

A Bíblia ensina que Deus é soberano e possui atributos. Na teologia cristã chamamos de: “os atributos de Deus”. Esses atributos são atribuídos a Deus, dada suas características e condição. Porém, muitos sem estudar sobre estes atributos, acabam tendo uma visão diminuída de Deus, por ele ser bom.

Assim, falaremos a respeito disso com base num caso semelhante na Bíblia, para refletirmos sobre o tema: “Deus é Bom e Justo — Não se brinca com Deus”.

Tenha uma ótima leitura, Deus te abençoe!

 

Introdução — Deus é Bom e Justo — Não se brinca com Deus

Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, ou levantará trincheira contra ela.
Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o Senhor.
Porque eu ampararei esta cidade, para livrá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.
Então saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos.
Assim Senaqueribe, rei da Assíria, se retirou, e se foi, e voltou, e habitou em Nínive.
E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.

Isaías 37:33-38

Se lermos desde o capítulo 36 até o 37, veremos que Jerusalém estava cercada pelo Exército dos Assírios. O rei Senaquerib havia enviado seus capitães para afrontar e zombar do rei Ezequias, do povo e do Deus vivo.

Após receber as afrontas, o rei de Judá, Ezequias, entra na casa do Senhor para se humilhar e apresentar suas orações na presença de Deus. Assim, o rei expôs as afrontas e ameaças do rei inimigo, Senaquerib.

Deus ouve e responde à oração de Ezequias, através do profeta Isaías, que recebeu a palavra de Deus dizendo que a cidade não seria invadida, porque Deus a defenderia.

O inimigo estava zombando e afrontando não só do rei e do povo de Judá, mas diretamente do Deus dos exércitos de Israel. Então, saiu da parte de Deus um Anjo que feriu no arraial dos Assírios oitenta e cinco mil assírios de uma dia para outro. O rei Senaquerib se retirou da batalha, foi posteriormente destruído pelos seus próprios filhos.

Enfim, observamos que Deus foi bom ao defender o seu povo, mas também que ele foi justo ao agir contra seus opositores.

 

Reflexão — Deus é Bom e Justo — Não se brinca com Deus

Assim, no texto acima, podemos observar a bondade de Deus ao defender o seu povo. Mas também agindo com justiça contra o rei Senaquerib, que o havia subestimado e o afrontado diante do rei e do povo de Judá.

Dessa forma, podemos constatar os atributos de Deus em ação, ou seja, sua bondade e justiça. Obviamente, Deus possui mais atributos, porque ele também é amor, misericordioso, fiel, etc.

O Salmos 97:2 diz que Justiça e o Juízo são base do seu trono. Assim, pensar que Deus é só amor e não se atentar para seus outros atributos, é um erro. Pois, na Bíblia, temos a revelação de todos seus outros atributos, que ele também quis compartilhar.

Infelizmente, vivemos numa geração sem temor a Deus. Assim, acabam replicando os mesmos erros dos orgulhosos e soberbos do passado. Porque não se perguntam: Deus é amor? Sim! Deus é bom? Sim! Deus é fiel? Sim! Mas também ele é Justo, isto não nos dá o direito de tratá-lo de qualquer maneira.

Alguns, confundem a graça e o amor de Deus com libertinagem, ou seja, possui uma vida sem exemplo que não honra à Deus. Agem indiferentes, ou seja, demonstram que não estão preocupados com a salvação das almas perdidas, com o avanço e progresso do Reino de Deus.

 

Conclusão — Deus é Bom e Justo — Não se brinca com Deus

É importante compreender que Deus é bom e Justo, que possui outros atributos, que ele age com amor, mas também com justiça. Pois, só Deus sabe o que é bom para cada um de nós.

Devemos ser gratos a Deus por seu amor, favor e misericórdia todos os dias. Também, nos apegar mais e mais a nossa salvação, através de Jesus Cristo. Não só de ouvir, mas também de pôr em prática os ensinos da Palavra de Deus.

Por isso, devemos procurar caminhos que nos aproximam de Deus e não nos afaste dele. Pois, quando realizamos a vontade de Deus, fazemos parte da sua família. (Mt 12:46-50)

A Bíblia também deixa claro, que Deus não se deixa escarnecer, pois, tudo o que homem plantar ele colherá. (Gl 6:7)

  

Previous Post
Next Post

post written by:

0 comments: