segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Desperdiçando as oportunidades de Deus

 

Desperdiçando as oportunidades de Deus
Desperdiçando as oportunidades de Deus

Desperdiçando as oportunidades de Deus — Na vida, desperdiçamos muitas oportunidades dadas por Deus e muitas das vezes não entendemos porquê?

No devocional de hoje, falaremos sobre a vida de Ló e as oportunidades de Deus desperdiçadas na sua vida.

Embora, tais acontecimentos tivessem que ocorrer dessa maneira. Todavia, esses fatos também servem de exemplos para os nossos dias.

Se você é novo por aqui, seja bem-vindo (a) ao nosso “blog” devocional diário. Caso essa mensagem falar ao teu coração, por favor, compartilhe e deixe um comentário. Amém!

Deus te abençoe, tenha uma ótima leitura!


Introdução — Desperdiçando as oportunidades de Deus

Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma.

Gênesis 13:9-12
Através da história de Ló e seu tio Abraão, podemos tirar algumas lições importantes sobre as oportunidades de Deus desperdiçadas em sua vida. Em Gênesis 12:5, após Abraão receber as promessas de Deus, ele saiu da casa de seu pai e da sua parentela e foi para Canaã, local confirmado e direcionado por Deus.

Nessa viagem, Abraão levou consigo Sarai, sua esposa, e Ló, seu sobrinho, e todos seus bens que havia adquirido. Porém, ambos haviam prosperado e à terra não podia comportá-los, e houve contendas entre seus pastores. Dessa maneira, Abraão decidiu separar-se do seu sobrinho Ló.

No capítulo 13:5-13, observamos o resultado dessa separação. Embora, essa separação fosse necessária para que as promessas de Deus se cumprissem na vida de Abraão. Todavia, percebemos que Ló conviveu tempo suficiente ao lado de Abraão para aprender e tomar boas decisões ao longo da sua jornada. Mas, infelizmente, isso não foi o que aconteceu, pois, percebemos as consequências ruins na vida de Ló e sua família.

Pensando nisso, resolvi escrever este devocional “Desperdiçando as oportunidades de Deus”, onde separei alguns pontos, que julguei necessários para tratarmos sobre o assunto com base na história de Ló na Bíblia.

 

As 3 oportunidades de Deus desperdiçadas por Ló

1° Ló andou por vista e não por fé

Ló, no momento da separação, escolheu as campinas do Jordão, pois aparentavam ser melhores e mais atrativas aos seus olhos! Assim, ele partiu para o oriente.

Abraão permaneceu nas terras de Canaã, porque andava por fé. Porém, no texto, podemos notar que Ló andava por vista e não por fé.


2° Ló não estabeleceu uma conexão com Deus

Após afastar-se do seu tio Abraão, Ló armou tendas até chegar em Sodoma. Diferentemente do seu tio, que levantou altares e invocou o nome do Senhor.

Os altares cada um tinha o seu significado, mas Abraão ao levantá-los demonstrou ter uma vida de obediência, fé e perseverança no temor de Deus.

Infelizmente, Ló não praticou esse aprendizado espiritual, talvez, por não compreender a real importância dessa simples atitude.


3° Ló não encaminhou sua família nos padrões de Deus

Ao se dirigir para as cidades de Sodoma e Gomorra, Ló expôs sua família as más influências e padrões imorais praticados pelos cidadãos daquelas cidades.

Basta ver o final que levou sua Esposa, transformada numa estátua de sal, após desobedecer à ordem do Anjo ao olhar para trás, quando fugiam da destruição das cidades.

Também, a péssima ideia de suas 2 filhas, que conceberam de seu próprio pai, após o embriagarem e se deitarem com ele.

Enfim, muitas outras oportunidades de Deus desperdiçadas por Ló e sua família, poderiam ser listadas aqui. Mas separei apenas 3 três, que julguei ser mais conveniente para este devocional.


Conclusão — Desperdiçando as oportunidades de Deus

Aprendemos que Ló e sua família, após a separação de Abraão, desperdiçaram ótimas oportunidades de terem uma vida abençoada por Deus. Resultado e consequência do pecado e das más escolhas de Ló na presença de Deus.

Infelizmente, Ló não aproveitou as oportunidades dadas por Deus, por não colocar em prática, aquilo que havia presenciado na vida do seu tio Abraão. Dessa maneira, ele obteve grandes perdas e infelicidades na sua vida e na sua família.

Enfim, será inevitável desperdiçar as oportunidades dadas por Deus. Se vivermos uma vida afastados de Deus, agindo sem obediência, fé e perseverança nos ensinos e preceitos da Palavra de Deus.

O salário do pecado é a morte, e não somos merecedores de nada. Todavia, Jesus Cristo, o filho do Deus vivo, pagou um alto preço por mim e por você. Assim, ele nos garantiu uma nova oportunidade de vivermos uma vida que agrada a Deus.

Portanto, seja grato a Deus e saiba aproveitar todas as oportunidades que ele dá. Assim, você será abençoado diariamente na presença dele. Amém!

Deus te abençoe, fica na Paz do Senhor Jesus Cristo!


Previous Post
Next Post

post written by:

2 comentários:

  1. Amei estes devocionais" coisa Celestial! Essas lições nos ensinam e nos inspiram. Glória a Deus! DEUS continue abençoando e usando a sua vida Maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, louvado seja Deus! Agradeço muito pelo seu comentário Deus abençoe!

      Excluir