domingo, 24 de abril de 2022

Como lidar com a armadilha da ofensa?

Como lidar com a armadilha da ofensa?
Como lidar com a armadilha da ofensa?

Como lidar com a armadilha da ofensa? — Existem alguns cuidados que devemos tomar para não cairmos na armadilha da ofensa. Saiba quais!

Olá, você não chegou neste devocional por acaso, creio que o Espírito Santo de Deus te conduziu até este devocional para te abençoar.

Pensando nisso, criamos este post para trazer algumas informações acerca desse assunto na Bíblia. Se esta mensagem falar ao teu coração, deixe seu comentário e compartilhe!

Deus abençoe e tenha um átima leitura!

 

Introdução — Como lidar com a armadilha da ofensa?

Umas das principais armas de satanás é criar laços de ofensa para afastar o crente da presença de Deus. O inimigo lança suas iscas de ofensa, que tem o propósito de atingir a sua honra e a dignidade do ofendido.

Uma vez, que sua armadilha mortal é lançada no seu alvo. Se houver uma resposta de aceitação dessa ofensa, ou seja, o individuo se senti ofendido e responde à altura, o inimigo atingiu o seu objetivo.

Como resultado a pessoa ofendida produz muitos frutos ruins tais como: a dor, o ódio, a ira, a amargura e a inveja. Esses sentimentos maus são constantemente advertidos pela palavra de Deus.

Porque para poder agir em nossas vidas, o diabo precisa ter legalidade, ou seja, brechas ou aberturas espirituais que damos sem perceber através das nossas ações e atitudes. Obviamente, ele ainda precisará das permissões Deus para poder agir.

Normalmente, o inimigo usará aqueles que estão mais próximos da gente, que estão desatentos, para tentar nos atingir. Porque quanto mais perto, maior será a dor do ofendido, ou seja, o inimigo não brinca de ser inimigo.

Dessa maneira, ao percebermos essa situação, para não cairmos na armadilha do inimigo, é necessário saber como devemos agir através dos ensinos da Palavra de Deus. Assim, podermos prevalecer sobre essa situação e desarmarmos o inimigo.

 

Três Ensinos Bíblicos para lidar com as ofensas:

1) Não revide as ofensas

Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. 1 Pedro 3:9

Deixar de revidar as ofensas não é assim uma tarefa tão fácil, ainda mais quando vem de pessoas que amamos mais próximas. Todavia, manter-se na sua posição sem se deixar levar pela situação, fará a toda a diferença.

Use o silêncio ao seu favor, pois, quando nos silenciamos sem dar uma resposta as ofensas pagando o mal com o mal. Agimos sabiamente, não decidindo pelo calor do momento e assim piorando ainda mais a situação.

A palavra nos ensina a pagar o mal com o bem e não o contrário. Quando não revidamos e apresentamos a situação a Deus, os planos inimigos serão frustrados! Pois, ele sempre espera uma reação negativa e não positiva em relação às ofensas.


2) Aprenda liberar o perdão

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Mateus 6:14

Talvez você tenha visto este ensino perdoar é a junção per + doar, ou seja, perder e doar. Esta afirmativa está correta, porque senão perdoamos os nossos ofensores, como queremos que Deus também nos perdoe?

Contudo, quando liberamos o perdão, na verdade, não perdemos e sim ganhamos. Pois, se estamos doando é porque recebemos o amor que vem da parte de Deus. Assim, doar é mais que dar, outra afirmativa correta, porque quem doa é porque tem algo a doar.

Portanto, libere o perdão mesmo que outra parte não o faça, pois, quando perdoarmos nossos ofensores, não ficamos presos nessas situações ruis. Hoje, muitas vidas sofrem e estão paralisadas, porque não entenderam este princípio bíblico, mas nunca é tarde!

 

3) Seja humilde de espírito

A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. Provérbios 29:23

Humildade não tem a ver com pobreza ou riqueza! Porque existem pessoas pobres que não são humildes, e pessoas ricas que agem com humildade. Ser humilde também não é agir como um coitado.

A humildade que agrada a Deus tem a ver com a sinceridade do seu coração, ou seja, saber reconhecer quem você é de verdade. Conflitando sempre seus defeitos e falhas. Pois, quando reconhecemos nossas imperfeições, estamos sujeitos as mudanças que ocorrem de dentro para fora.

Ser humilde de espírito agrada a Deus e nos livra do perigo da arrogância. Os soberbos jamais prevalecem, porque eles não reconhecem e não glorificam a Deus. Assim, não são abençoados, porque sem Deus não somos nada.


Conclusão — Como lidar com a armadilha da ofensa?

O diabo usa a armadilha da ofensa para tentar afetar e paralisar àqueles que a correspondem. Ao revidar as ofensas, você expõe suas fraquezas e fragilidades, se tornando uma preza fácil para o inimigo.

O caminho da ofensa é uma armadilha mortal e são muitos os que escolhem percorrer por ele. Mas se esquecem de algo, que para todo arrogante Golias existe um humilde Davi para vencê-lo.

Assim, quem rejeita esses ensinos apresentados na Palavra de Deus, vive uma vida de muitas lutas, perseguições e derrotas. Pois, visto que são ofendidos e não sabem como lidar com as ofensas, carregam consigo o peso dos maus frutos da ofensa.

Portanto, a melhor escolha que agrada a Deus é praticar os ensinos da sua Palavra. Por isso, não revide as ofensas, pela fé apresente a Deus em oração a situação, use o silêncio ao seu favor, seja pronto a ouvir e tardio em falar (Tg 1:19).

Por isso, seja humilde, libere o perdão, ame o próximo e não permita que seu coração se contamine com os maus frutos das ofensas. Deus é contigo, Jesus te ama. Amém!

Deus te abençoe e até o próximo devocional diário!



 

Previous Post
Next Post

post written by:

0 comments: