terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Jacó e as varas riscadas, esperteza ou revelação de Deus?

 

Jacó e as varas riscadas, esperteza ou revelação de Deus?
Jacó e as varas riscadas, esperteza ou revelação de Deus?

Jacó e as varas riscadas, esperteza ou revelação de Deus? Nesse devocional, veremos como Jacó prosperou nas terras do seu sogro labão.

Em Gênesis 30:27-43 relata uma história muito intrigante sobre Jacó e as varas riscadas. Pois, ao separar os rebanhos do seu sogro labão, Jacó ficou com o rebanho sem manchas e listras. Assim, parecia impossível nascer rebanhos listrados ou malhados. Pois, caso nascessem com listras ou manchas, seriam dados a Jacó como parte do seu salário.

Observando o contexto dessas passagens, Labão seria o mais beneficiado com o acordo proposto por Jacó. Mas não foi o que aconteceu, as perguntas que surgem são as seguintes: Jacó teve sorte? Jacó agiu com sabedoria? Jacó teve uma revelação de Deus? Então, é sobre isso que falaremos em nosso devocional de hoje. Amém!

Se você gostar desse devocional com o tema: “Jacó e as varas riscadas, esperteza ou revelação de Deus?”, por favor, deixe seu comentário e compartilhe para nos ajudar.

Deus te abençoe e tenha uma ótima leitura!


Introdução — Jacó e as varas riscadas, esperteza ou revelação de Deus?

Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e malhados, e todos os morenos entre os cordeiros, e os malhados e salpicados entre as cabras; e isto será o meu salário.

Assim testificará por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres e o meu salário estiver diante de tua face; tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e moreno entre os cordeiros, ser-me-á por furto.

Então disse Labão: Quem dera seja conforme a tua palavra. Gênesis 30:32-34

Jacó, após longos anos servindo ao seu sogro, Labão, decidiu partir com seus bens e sua família para as terras de seu pai. Todavia, essa não seria uma tarefa tão simples, pois, o mesmo teria que convencer o seu sogro, para que partisse em segurança.

Assim, Jacó propôs um acordo que separando os rebanhos sem listras e machas, ou seja, de uma cor. Caso nascessem listrados ou malhados, seriam como parte do seu salário. Seu sogro aceitou rapidamente, pois, aos seus olhos, pereceu loucura e ele seria beneficiado grandemente.

Então, Jacó procedeu com rapidamente como ela havia acordado. Mas antes, ele separou as varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas, colocando-as frente ao bebedouro de água, onde os rebanhos vinham beber água. Toda, vez que eles olhavam para as varas e concebiam, nasciam-lhes crias listradas, salpicadas e malhadas. (Gênesis 30:38-39)

Dessa maneira, Jacó prosperou grandemente, possuindo muitos rebanhos, servos, camelos e jumentos. Ao ponto que sou sogro não se agradou e mudou o seu salário por 10 vezes, mas de nada adiantou. Pois, quando dizia que o seu salário era os listrados, nasciam-lhes listrados e, quando dizia serem os malhados, nasciam-lhe malhados, ou seja, Jacó continuava prosperando.

Portanto, não há uma explicação lógica para esses acontecimentos, uma vez que não fazia sentido os rebanhos nasceram dessa maneira, apenas por seus pais olharem para as varas. Então, será esperteza ou revelação de Deus? 


Reflexão — Jacó e as varas riscadas, esperteza ou revelação de Deus?

Embora, Jacó teve uma atitude, aparentemente, muito inteligente. Isto, por si só, não seria o suficiente para proporcionar-lhe este milagre de provisão. Então, como poderíamos explicar esses acontecimentos?

A resposta foi dada pelo próprio Jacó em Gênesis 31:9-13, onde, ele recebeu uma revelação da parte de Deus. Assim, uma vez que ele teve essa visão em sua mente, agiu com fé para viver o sobrenatural de Deus em sua vida.

Dessa forma, Jacó agiu por meio de uma revelação divina, ou seja, uma promessa da parte de Deus. Aqui, gostaria mencionar algo, toda vez que os escolhidos de Deus venceram em alguma situação, eles receberam a promessa por meio de sonhos e visões e, ao obedecerem suportando o processo, alcançaram a vitória da parte de Deus.


Conclusão — Jacó e as varas riscadas, esperteza ou revelação de Deus?

Aprendemos que o milagre vivido por Jacó e sua família, não foi ironia do acaso, sorte ou apenas uma postura inteligente. Mas sim, uma ação sobrenatural de Deus em sua vida. Pois, Deus é fiel e cumpre suas promessas.

Logo, o sobrenatural não aconteceu porque o rebanho olhava para aquelas varas, mas sim, porque Jacó recebeu a promessa de Deus em sua vida, e pela fé pode contemplar o milagre em sua mente, mesmo ante de acontecer.

Da mesma forma, hoje, através da nossa fé em Jesus Cristo, podemos contemplar e tomar posse da nossa salvação, mesmo estando ainda nesta terra. Não só isto, pois, através das promessas de Deus em sua palavra, podemos ser grandemente prósperos e abençoados em todos os sentidos.

Então, hoje te pergunto, quais são os sonhos, planos e projetos que Deus tem revelado para sua vida? Pense e reflita sobre isso, quando tiver a resposta, coloque-os em prática e vença pela fé no nome daquele que está acima de todos os nomes, Jesus Cristo!

Portanto, toma posse das promessas de Deus, por meio da sua Palavra em sua vida. Assim, viva o melhor de Deus diariamente, enquanto você peregrina nessa terra. Amém!

 



Latest
Next Post

post written by:

0 comments: