terça-feira, 28 de junho de 2022

Deus permite a tempestade para provar a sua fé

Deus permite a tempestade para provar a sua fé
Deus permite a tempestade para provar a sua fé

Deus permite a tempestade para provar a sua fé — No devocional de hoje, falaremos sobre a aprovação de Deus em meio as tempestades.

Sabemos que Deus não precisa nos conhecer, na verdade, ele já nos conhece. Porque ele é onisciente, onipresente e onipotente, ou seja, ele é sabedor de todas as coisas, mesmo antes de acontecer. Todavia, na sua palavra, ele demonstrou provar a fé de alguns homens e mulheres, que professaram o seu nome.

Nesse devocional refletiremos sobre o seguinte tema “Deus permite a tempestade para provar a sua fé”. Assim, se esta mensagem falar ao teu coração, peço apenas dois favores, deixe o seu comentário e compartilhe para nos ajudar. Amém!

Deus te abençoe e tenha uma ótima leitura!


Introdução — Deus permite a tempestade para provar a sua fé

Naquele dia, quando já era tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.
E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia com ele também outros barcos.
E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia.
Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos?
E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança.
Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé?
Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Marcos 4:35-41


O texto citado acima será usado como base em nossa reflexão. Este evento, também é citado nos Evangelhos de Mateus 8:23-27 e Lucas 8:22-25. A única diferença entre eles está na pergunta feita por Jesus aos seus discípulos, pois, cada um registra o seu ponto de vista da situação.

Em Lucas 3:23, diz que Jesus iniciou seu ministério com cerca de trinta anos. A partir daí, ele começou a escolher e ensinar seus discípulos. Por isso, ele em muitas passagens é chamado Mestre ou Rabi, um título dado a professores da lei judaica.

Entao, quando lemos os Evangelhos temos que ter isso em mente para melhor compreendermos a situação. Assim, quando Jesus falava ou questionava, de alguma forma ele estava passando um ensino para seus discípulos e seguidores.

Dessa maneira, ao analisarmos a pergunta de Jesus em cada Evangelho constataremos o seguinte:

a) Por que temeis, homens de pouca fé? (Mateus 8:26)

b) Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé? (Marcos 4:40)

c) Onde está a vossa fé? (Lucas 8:25)

Assim, podemos dizer que o Senhor não estava dizendo que eles não tinham fé, mas o porque eles não exerceram sua fé. Pois, quando a tempestade veio eles temeram e no desespero acordaram o mestre para resolver o problema. Ao que parece não era essa atitude que Senhor esperava deles.

 

Reflexão — Deus permite a tempestade para provar a sua fé  

Com base em nosso texto áureo, separamos alguns pontos cruciais para nossa reflexão:

Primeiro — Se foi Jesus quem disse: “passamos para o outro lado” e, ele estava no barco. Então, nada poderia impedi-los de realizar a travessia, ou seja, era só eles confiarem na palavra de Jesus.

Segundo — Eles poderiam ter manifestado a fé orando a Deus para repreender a tempestade. Pois, se o messias estava no barco, essa atitude com certeza seria do agrado de Deus, pois, tinha conhecimento das promessas de Deus.

Terceiro — Aqueles homens eram pescadores e haviam provavelmente passado por outras tempestades anteriormente. Assim, poderiam escolher manter a calma, ao invés de se desesperarem e acordarem Jesus.

 

O que diz a bíblia sobre fé ser provada?

1) As provações provam se a fé é verdadeira:

Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações,
para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;

1 Pedro 1:6,7

 

2) A prova da fé produz perseverança:

Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,
sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;

Tiago 1:2,3


3) O Senhor prova os corações

O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é quem prova os corações.

Provérbios 17:3


Conclusão — Deus permite a tempestade para provar a sua fé

Deus permite as provações para sermos aprovados. Pois, uma vez aprovados passamos para uma nova fase em nossas vidas. Deus conhece seus filhos e sabe o quanto cada pode suportar.

As provações provocam em nós mudanças, e vencemos quando a suportamos manifestando a nossa fé em Deus. O Senhor conhece quem são os seus, mas as provações mostra para nós mesmos como está a nossa fé e a nossa confiança em Deus.

Se você gostou desse devocional "Deus permite a tempestade para provar a sua fé". Por favor, deixe seu comentário e compartilhe para nos ajudar. Amém!



Previous Post
Next Post

post written by:

2 comentários:

  1. Amém irmão a paz de Cristo. As vezes eu fico pensando porque das provações de Deus, ele sabe tudo e vê tudo então porque nós provar. A resposta e a essa pergunta e, decidir seguir os planos de Deus e aceitar o que ele quer pra nós assim não somos provados mais testados pra para confimar perante a todos e que verdadeiramente amamos o senhor, pois ele foi posto a prova pagou com sangue ele não deixou de fazer a vontade do pó aí.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor verdade, ótima sua observação!

    ResponderExcluir