quarta-feira, 6 de julho de 2022

O que fazer em dias difíceis e conturbados?

 

O que fazer em dias difíceis e conturbados?
O que fazer em dias difíceis e conturbados?

O que fazer em dias difíceis e conturbados? Nesse devocional, falaremos sobre manter o autocontrole pela fé em dias difíceis e conturbados.

Estamos vivendo apenas o início dos piores dias da nossa geração, que na Bíblia conhecemos como os dias maus ou os últimos dias. Embora, isso seja uma realidade, alimentar a nossa fé em Deus, manter o foco e o autocontrole nesses momentos fará toda diferença!

Nesse devocional, falaremos sobre o seguinte tema: O que fazer em dias difíceis e conturbados? Se você gostar dessa mensagem, por favor, deixe seu comentário e compartilhe para nos ajudar.

 

Introdução — O que fazer em dias difíceis e conturbados?

Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

Josué 6:17

Na história, Jericó foi a primeira cidade fortificada ao ser destruída pelo povo israelita na liderança de Josué, após entrarem na terra prometida, terras de Canaã. Note que uma personagem, Raabe e sua família, aparece em destaque sem sofrer nenhum dano, diante da daquela destruição.

Raabe, era uma mulher conhecida como prostituta, que morava com a sua família na cidade de Jericó. Não era da linhagem de israel, porém, sua atitude a colocou como mulher heroína, fazendo parte da genealogia do messias, e também é citada em Hebreus 11, galeria dos heróis da fé.

Com base na história dessa mulher, destacamos alguns pontos interessantes, ou seja, virtudes em sua vida que agradaram a Deus e a colocou numa posição de destaque na história da Bíblia Sagrada.

 

Virtudes da vida de Raabe

1° Ela demonstrou ser uma mulher corajosa, por arriscar a sua vida ao esconder os dois espias em sua casa, que eram da parte dos inimigos, dos guardas do rei. Mas se percebe que ela sabia que Deus era na vida daqueles homens, assim ela tomou atitude bem diferente dos demais da cidade. (Josué 2:1-7) 

2° Ela demonstrou ter visão e conhecimento da grandiosidade de Deus, pois, ao falar com os espias que estavam escondidos em sua casa, ela expressa isso de maneira clara, ou seja, ela agiu por fé simplesmente. (Josué 2:8-11) 

3° Ela demonstrou uma mulher piedosa, pois, agiu com misericórdia para com aqueles dois homens que poderiam ter sidos mortos, caso fossem pegos. (Josué 2:12)

4° Ela manifestou fé mesmo diante do perigo iminente, ela praticou o bem. Pois, suas atitudes e postura com certeza agradaram a Deus. (Gl 6:10)

5° Ela pensou na salvação da sua família, ou seja, ela não foi egoísta. Porque ao fazer a aliança com aqueles homens, ela também envolveu sua família no acordo. Assim, ela estendeu um pano vermelho a janela da sua casa, assim quando eles invadissem a cidade, poupassem sua vida e da sua família. (Josué 2:13)

Tudo aconteceu, Deus deu a cidade de Jericó, nas mãos do povo israelita, que a destruiu. Porém, Raabe e a sua família foram poupados. Ela gerou família, sendo a mãe de Boaz, marido de Rute, foi avó de Davi, rei de israel e antecedente do Messias e grande mulher de fé lembrada em Hebreu 11:31.

 

Conselhos práticos — O que fazer em dias difíceis e conturbados? 

  • Mantenha o autocontrole e esteja focado em Deus e na sua Palavra, para poder tomar boas decisões em momentos difíceis. (1 Coríntios 10:13)
  • Alimente sua fé mediante a Palavra de Deus e creia e confia nele. Não tenha medo quando as situações adversas acontecerem. (Salmos 27:1)
  • Tenha coragem e bom ânimo na presença de Deus, porque o Senhor é contigo nessa situação para te livrar. (Josué 1:9)
  • Seja positivo e pense nas coisas do alto para sua vida. Lembre-se! As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. (1 Coríntios 2:9)
  • Ande por fé e não por vista, toma posse das promessas de Deus por meio da sua palavra e receba sua vitória no nome de Jesus. (2 Coríntios 5:7)
  • Pratique o bem ao próximo, ajude sempre que possível, porque Deus conhece a intenção do nosso coração. (1 Pedro 3:11)
  • Valorize sua família e todos aqueles que Deus coloca em seu caminho. (1 Timóteo 5:8)

 

Conclusão — O que fazer em dias difíceis e conturbados?

Às vezes pequenos gestos e atitudes de fé agradam a Deus, diante das situações difíceis que estamos vivenciando. Deus vê e sabe de todas as coisas, porque ele está no controle de tudo. Deixar de olhar para nós mesmos e passar olhar para aquele que pagou um alto preço para nos salvar e dar a vida eterna, Jesus Cristo, será sempre a melhor escolha.

Portanto, a melhor coisa a se fazer em dias difíceis e conturbados, é buscar a presença de Deus com todas nossas forças, porque só ele sabe o que é bom para cada um de nós. Além disso, ele cuida de cada detalhe em nossas vidas, quando o tememos e confiamos na força do seu poder e no seu agir, no poderoso nome de Jesus.

Que possamos ter fé, amor e gratidão de coração ao aguardar a volta do Senhor Jesus Cristo para levar os salvos para junto dele. Amém!


Previous Post
Next Post

post written by:

0 comments: